sábado, 31 de agosto de 2013

ORIGEM DO CANÁRIO BERNOIS

Origem Berna Suíça

Histórico

A Origem desta raça remota ha mais de um século (1800). Ao Sr. Wyss, de um subúrbio de Berna, é creditada sua criação. Vem de cruzamentos entre o Yorkshire e um canário denominado `` do pais´´. Este ultimo pode ser o ``velho Holandês´´, mas não se tem certeza, apesar da possibilidade de que o fosse.

Pouco se ouviu falar da raça até 1910, quando os primeiros pássaros foram expostos em Berna, cidade que lhe deu o nome. Uma associação foi formada e um padrão estabelecido que persiste ainda, idêntico ao original. Apesar de possuir algumas características comuns aos antigos Yorkshire a raça tem no seu padrão características que a diferenciam bem da raça de origem.

Pouquíssimos destes pássaros chegaram ao Brasil e praticamente estão ausentes em todas as nossas exposições.

Mesmo na Europa, excluindo o pais de origem, aparecem em numero reduzido na Bélgica e Holanda e nos Campeonatos Mundiais COM-HN.


O Bernois Ideal
É um pássaro de posição elevada semelhante a do Yorkshire. A cabeça é curta, com a nuca quase a 90º com o topo plano, pescoço bem definido e longo. O bico é forte e os olhos praticamente centrados em relação a distancia da base do bico a nuca.
O corpo é arredondado, com a linha do peito e das costas em curva que afunila em direção a cauda.

As asas são longas, coladas ao dorso, mas com implante bem saliente dos ombros. A cauda em linha reta com a metade inferior do dorso é compacta, com as pontas das retrizes alinhadas.

As pernas são compridas, pouco fletidas, com as coxas bem aparentes. Os pés são bem semelhantes aos do Yorkshire.

A plumagem é cerrada e são admitidas todas as cores, menos a de fundo vermelho.
O tamanho ideal varia entre 16 e 17,5 cm.

Este texto foi extraído do manual de julgamento, da FOB ou OBJO."

Nenhum comentário:

Postar um comentário